quarta-feira, 30 de maio de 2012

Cerveja Brooklyn Lager - EUA

     Boa noite amigos. Hoje temos no blog, uma clássica cerveja americana: a Brooklyn Lager.  Fabricada em Nova York,  com receita anterior a promulgação da Lei Seca Americana, ainda numa época onde o Brooklyn era a capital da cerveja na costa leste dos EUA.  
Continue lendo

Marcadores: , , , ,

terça-feira, 22 de maio de 2012

Tipos de Copos para Cerveja - Tumbler

    Bom dia, caros amigos. No mês passado, adquiri um novo copo para apreciar cervejas especiais. Trata-se do Tumbler, mais conhecido como copo da Hoegaarden, cerveja que já mostrei aqui no blog. 
Continue lendo

Marcadores: , , , ,

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Cerveja Devassa Ruiva - Brasil

     Boa noite amigos. Hoje temos aqui uma grande representante Brasileira, no segmento das cervejas Pale Ale, ou seja: cervejas de fermentação alta.  O nome Devassa Ruiva, deve-se a coloração avermelhada desta grande cerveja, que possui também uma bela espuma cremosa, presença forte do malte, com um amargor mais acentuado que o das cervejas Pilsen.
Continue lendo

Marcadores: , , ,

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Pilsner, Weissbier, Pale Ale, Dunkel ou Stout?

     Boa noite amigos. Compartilho com vocês esta bela reportagem da revista Veja Rio, ajudando-nos a tirar algumas dúvidas sobre os principais tipos de cervejas, suas características e as principais harmonizações. 



Por hoje é isso. Beba menos, beba melhor !

Marcadores: , , , , ,

quinta-feira, 3 de maio de 2012

O que é uma cerveja puro malte?

     Muitas vezes, nas prateleiras dos supermercados, nos deparamos com rótulos de cerveja, que nos informam: "cerveja puro malte", "cerveja weiss", e assim por diante. Mas como podemos definir em que categoria uma determinada cerveja se enquadra?
     E existe lei para isso: a legislação brasileira através da Lei nº 8918, de 14/07/94) classifica a cerveja de acordo com a proporção de malte de cevada. Vamos então esclarecer de uma forma bem resumida:


Cerveja Puro Malte: Aquela que possui 100% de malte de cevada em sua produção. Exemplo: Cerveja Paulistânia


Paulistânia - Puro Malte




Cerveja:  Aquela que possui mais de 50% de malte de cevada, em sua produção.


Skol - cerveja "normal"




Cerveja com o nome do cereal predominante: Aquela que possui proporção de malte de cevada maior do que 20% e menor que 50% em sua produção. Esta cerveja deve indicar o nome do cereal que predomina, por exemplo: Cerveja de Trigo. 


Bohemia Weiss - cerveja de trigo

     Obrigatoriamente a cerveja deve ser produzida de cevada, porém podem ser acrescentados outros cereais, como o trigo, já citado, aveia e também o arroz. Nos Estados Unidos, as grandes cervejarias vem introduzindo o arroz na maltagem da cerveja, visando redução de custos, visto que o custo do arroz é bem menor que o da cevada, reduzindo além do custo, a qualidade do produto final. 


Por hoje é isso, até mais ! Beba menos, beba melhor !

Marcadores: , , , ,