Tipos de Copos para Cerveja
Passeando por sites cervejeiros, encontrei no Cervejas do Mundo uma reportagem interessante, que compartilho na íntegra com vocês, caros leitores do blog. Trata-se de uma pesquisa sobre os copos indicados para cada tipo de cerveja, visando extrair o máximo de seu aroma e sabor. Várias cervejas Premium nacionais já disponibilizam kits especiais com copos adequados ao tipo da cerveja, como a Petra Aurum . A cerveja aos poucos vai mudando de perfil no Brasil, deixando as classes mais baixas da população e avançando ás classes mais abastadas. Apreciar uma boa cerveja, tornou-se uma arte, tal como degustar um bom vinho. Segue abaixo, os copos para os principais tipos de cerveja:
Caneca/Mug/Stein - Pesada, resistente, larga e com uma pega, as canecas são mundialmente conhecidas e utilizadas. Mais ou menos engraçadas, vêm numa multiplicidade de formas e feitios e são excelentes para fazer brindes! Podem ser de vidro, cerâmica ou metal, por vezes têm uma tampa e o seu sucesso deve-se à quantidade de bebida que podem conter. Ideais para cervejas do tipo American Amber Ale, Roggenbier, Sahti, Irish Red Ale, Scottish Ale, Bock, Doppelbock, German Classic Pilsner, Bohemian Pilsner.
Copo em cilindro/Stange - Bastante comuns, estes copos em cilindro são de origem germânica e utlizam-se com cervejas delicadas, já que possibilitam a ampliação dos aromas e sabores do malte e do lúpulo. Em Portugal, é habitual servirem-se imperiais neste tipo de copos, apesar destes não serem os mais correctos. O cilindro é adequado aos géneros: Rauchbier, Altbier, Kolsch, Lambic-Faro, Lambic-Unblended.
Snifter - Um pouco maiores mas mesmo assim similares aos nossos cálices de brandy ou conhaque, estes copos têm um formato que os tornam excelentes para capturar os aromas de cervejas fortes, já que ajudam na sua preservação. Utilizam-se com Eisbocks, Barley Wine, Old Ale e Russian Imperial Stout.
Pint/Becker/Tumbler - Quase cilíndrico mas bem mais largo do que o stange, o pint é bastante utilizado na Inglaterra e na Alemanha, por permitir beber vários tipos de cerveja, em grandes quantidades e por ter um desenho universal, barato e que possibilita um fácil armazenamento. É indicado para cervejas do tipo Smoked, Marzen/Oktoberfest, Steam Beer, Malt Liquor, Winter Warmer, Bitter e Pumpkin Ale, entre outras.
Cálice/Goblet - São, em geral, autênticas obras de arte, muitos deles com dourado no rebordo, as letras da marca gravadas no vidro, chegando ao ponto de alguns terem relevo. São especialmente desenhadas para permitirem a manutenção da espuma e a possibilidade de se darem tragos avantajados. São perfeitos para as Abbey Dubbel, Abbey Triple, Belgian Strong Ale e Flemish Sour Ale
Tulipa/Tulip - Também já algo habituais no nosso país, os copos em formato de tulipa são muito elegantes e permitem suportar cervejas que produzam grandes quantidades de espuma. Bastante típicos da Bélgica, são ideais para os estilos Scotch Ale, Saison, Bière de Garde e Belgian Strong Ale.
Até a próxima ! E beba com moderação !
Marcadores: caneca, copos de verveja, flauta, goblet, pilsner, pints, snifter, stange, tulipa


2 Comentários:
Muito interessante.
Só ficou faltando o famoso Copo Americano, utilizado em todos os botecos do Brasil. Aquele do Pé Sujo, meio mal lavado. Dá até um gostinho na Cerveja, rs.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copo_americano
http://revistafragmentos.blogspot.com/2011/01/o-copo-americano.html
boa thiago ! muito legal a reportagem ! poderia incluir também o clássico copo de massa de tomate ! duvido quem nunca bebeu cerveja num desses. kkk. obrigado pela visita !
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial