quinta-feira, 3 de maio de 2012

O que é uma cerveja puro malte?

     Muitas vezes, nas prateleiras dos supermercados, nos deparamos com rótulos de cerveja, que nos informam: "cerveja puro malte", "cerveja weiss", e assim por diante. Mas como podemos definir em que categoria uma determinada cerveja se enquadra?
     E existe lei para isso: a legislação brasileira através da Lei nº 8918, de 14/07/94) classifica a cerveja de acordo com a proporção de malte de cevada. Vamos então esclarecer de uma forma bem resumida:


Cerveja Puro Malte: Aquela que possui 100% de malte de cevada em sua produção. Exemplo: Cerveja Paulistânia


Paulistânia - Puro Malte




Cerveja:  Aquela que possui mais de 50% de malte de cevada, em sua produção.


Skol - cerveja "normal"




Cerveja com o nome do cereal predominante: Aquela que possui proporção de malte de cevada maior do que 20% e menor que 50% em sua produção. Esta cerveja deve indicar o nome do cereal que predomina, por exemplo: Cerveja de Trigo. 


Bohemia Weiss - cerveja de trigo

     Obrigatoriamente a cerveja deve ser produzida de cevada, porém podem ser acrescentados outros cereais, como o trigo, já citado, aveia e também o arroz. Nos Estados Unidos, as grandes cervejarias vem introduzindo o arroz na maltagem da cerveja, visando redução de custos, visto que o custo do arroz é bem menor que o da cevada, reduzindo além do custo, a qualidade do produto final. 


Por hoje é isso, até mais ! Beba menos, beba melhor !

Marcadores: , , , ,

14 Comentários:

Às 14 de maio de 2012 às 09:56 , Blogger Fernando disse...

Muito bom o artigo, sucinto, mostra de vez o que é uma cerveja comum. Assim todos temos a chance de descobrir que cervejas como a Budweiser que a indústria mente ser uma premium, nem ao menos é puro malte.
Parabéns pelo blog!

 
Às 14 de maio de 2012 às 20:06 , Blogger Unknown disse...

Obrigado pela visita e pelo comentário Fernando! A idéia do post era essa, explicar de forma simples, como se classifica uma cerveja. Que bom que o objetivo foi atingido ! Obrigado mais uma vez, e volte sempre !

 
Às 23 de julho de 2013 às 18:05 , Anonymous Anônimo disse...

Caro Rafael, tenho um processo alérgico e preciso fazer uma dieta de TRIGO. Tem como saber se as cervejas normais, tipo Skol e Original, contém ou não malte de trigo?

Sds,
Eduardo

 
Às 28 de outubro de 2013 às 12:34 , Blogger Fernando disse...

Cervejas industriais de larga escala como essas que você falou, segundo a USP e a UNICAMP, sequer cumprem a lei que determina a utilização de pelos menos 55% de malte de cevada em sua composição. A Ambev utiliza cereais não malteados como o milho e possivelmente o arroz porque são bem mais baratos e restos podem ser utilizados.

Se você precisa fazer uma dieta a base de trigo, nem a Boehmia Weiss serve, pois o malte de trigo possivelmente vai substituir parte do malte de cevada e não dos cereais não malteados.

Cerveja só com malte de trigo são mais complexas de produzir, pois o malte de trigo não possui casca, dificultando a filtragem do bagaço. Procura aí em Cascavel cervejeiros caseiros, diga que precisa de uma cerveja puro malte de trigo, eles podem resolver tua questão.

Saúde!

 
Às 4 de outubro de 2015 às 00:29 , Blogger Unknown disse...

Parabéns pelo artigo. Infelizmente hoje no Brasil cervejas nacionais puro malte é difícil. Mas tem . Ainda bem que temos heineken que por sinal é a minha preferida (lata)

 
Às 13 de novembro de 2015 às 11:32 , Anonymous Anônimo disse...

O meu patrão você tem que fazer uma dieta de trigo ou de glúten...Gostaria de saber também se existem cervejas comerciais (não artesanais) sem glúten....

 
Às 1 de fevereiro de 2016 às 22:35 , Blogger Unknown disse...

Bom resumo. Parabéns pelo texto. Me foi muito útil.

 
Às 20 de fevereiro de 2016 às 21:20 , Blogger Unknown disse...

A Cerveja Eisenbahn,destaca o trigo em seu rótulo. Tanto a Eisenbahn puro malte, quanto a de composição maior pelo trigo, sâo maravilhosas... você precisa olhar o rótulo, pois há o destaque.

 
Às 25 de agosto de 2016 às 23:19 , Blogger Washington Ribeiro disse...

Quais cervejas tradicionais sao puro malte ? Heineken e? E Stela Artois tbm e? Budweiser?

 
Às 17 de setembro de 2016 às 03:50 , Blogger Unknown disse...

Me desculpem pelo pouco que entendo de cerveja....fui apresentado a devassa puro malte tropical lager....mas ela nada tem de puro malte....é apenas uma cerveja fraca.....

 
Às 17 de setembro de 2016 às 03:53 , Blogger Unknown disse...

A Heineken não é puro malte....é uma lager beer....pelo menos as fábricadas no Brasil

 
Às 17 de setembro de 2016 às 03:56 , Blogger Unknown disse...

Os tipos diferentes de cerveja que eu recomendo verdadeiramente puro malte são as artesanais do tipo....como a Teresópolis

 
Às 25 de outubro de 2016 às 13:29 , Anonymous Anônimo disse...

A Heineken é puro malte sim !

 
Às 18 de dezembro de 2016 às 21:38 , Blogger Vendas e Aluguel temporada Guarapari e Vila Velha disse...

olha minha gente cervejeiros como eu , agora estou tomando uma proibida e lendo esta materia , ba noite, . gosto muito da proibida e da heineken, gostaria de uma confirmaçao ,seas duas sao puro mallte, vi aqui que houve divergencias de opiniao em relaçao a heineken, gostaria de escalrecimento se possivel é claro.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial